Deputado estadual Bira CorôaUm espaço para que agentes educacionais baianos de todas as etapas e modalidades, da educação básica  e do ensino superior, reúnam-se  para traçar temáticas e estratégicas de aprendizados dos estudantes. É esta a melhor definição do Seminário Estadual da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), iniciado nesta terça-feira (26), em Salvador, que  contou com a presença do deputado estadual Bira Corôa.

Com uma longa trajetória de vida dedicada à educação e, atualmente, representante da Assembleia Legislativa no Fórum Estadual de Educação (FEE), o deputado prestigiou a abertura do evento e atestou a importância da iniciativa, visto que a educação é a base de sustentação de toda e qualquer sociedade. Abertura do seminário foi feita com presença do secretário da Educação, Walter Pinheiro.

“Qualquer avanço político, econômico, social, cultural passa pela educação oferecida às crianças e jovens de um país e isso aponta para a extrema importância desse seminário. Pensar uma base comum curricular de caráter nacional é corrigir uma das principais defasagens e desvio do contexto da educação no Brasil. Temos um país diverso e desigual e a Bahia, particularmente, segue o fluxo com suas disparidades sociais, geográficas, econômicas. Por esse aspecto não podemos continuar promovendo uma educação exclusivamente urbana e com o olhar dos grandes centros”, contextualiza Bira Corôa. Parlamentar ainda parabenizou o Governo do Estado por mais uma vez sair na frente nas grandes ações de transformação da educação, área definida pelo governador Rui Costa como meta principal de atuação. A Bahia  aponta como um dos primeiros estados a realizar o seminário.

Até o dia 27, representações do Governo do Estado, do Fórum Estadual de Educação (FEE), do Conselho Estadual de Educação (CEE), entre outras instituições do plano estadual e nacional, além de gestores educacionais, professores dos diversos e estudantes dos mais diversos território da Bahia participação de palestras e grupos de trabalho temáticos, com propósito de analisar, debater e contribuir com  a segunda versão do BNCC.

Na etapa realizada nesta manhã foi feita a contextualização sobre o processo de construção coletiva do documento da BNCC, apoiada em palestras dos professores Ítalo Dutra e Ana Penido. Evento teve ainda a presença de diversas representações, como  Nildo Pitombo (FEE); Gilvânia Nascimento (Uncme); Ana Tércia (CEE); Severiano Alves (IAT); Ricardo Cardoso (MEC); Marilene (APLB); Nadson, representando os estudantes secundaristas e profª Valdirene, responsável pela mediação das atividades da mesa.