Neoenergia Coelba realiza mais de 170 mil podas na Bahia no primeiro semestre de 2023

Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

O controle da vegetação é umas das principais ações preventivas para minimizar as interrupções no fornecimento de energia, sobretudo nos dias de ventos com maior intensidade. Sabendo disto, a Neoenergia Coelba realizou cerca de 178 mil podas de árvores em todo o Estado no primeiro semestre de 2023. Os técnicos da distribuidora realizaram, ainda, a limpeza de mais de 4 milhões de metros quadrados de faixa de servidão – que são as vegetações que crescem embaixo das redes de distribuição e transmissão.

As ações fazem parte do Plano de Manutenção Preventiva de 2023, no qual a Neoenergia Coelba vem intensificando as podas e outros serviços de manutenção preventiva na rede. Esta mobilização operacional diminui a probabilidade de interrupções de energia, já que um dos maiores causadores de ocorrências em períodos chuvosos são os galhos em contato com a rede de distribuição de energia elétrica.

A iniciativa tem a finalidade de assegurar a qualidade e a continuidade do fornecimento de energia e é realizada por equipes especializadas que trabalham com a rede energizada, o que evita o desligamento da energia para clientes comerciais e residenciais. Os cortes dos galhos também são realizados por equipes especialmente capacitadas, supervisionadas por engenheiro florestal e/ou agrônomo.

A realização inadequada de podas em árvores próximas à rede elétrica pode oferecer risco à vida. Caso a pessoa identifique riscos de choque elétrico, é importante entrar em contato com a Neoenergia Coelba, através do 116, e solicitar a execução dessa atividade.

O contato da vegetação com a rede elétrica pode causar choque elétrico ou rompimento dos condutores; por isso, as podas são imprescindíveis para evitar:

– Acidentes;

– Interrupção do fornecimento de energia;

– Queima de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.

 

(Ascom/Neoenergia Coelba)