Nível do endividamento de Feira de Santana é de 18,8% da receita corrente líquida
O nível do endividamento do município de Feira de Santana é de 18,8% da receita corrente líquida, o que é considerado baixo levando em consideração o porte da cidade. A informação foi do secretário da Fazenda, Expedito Eloy, durante audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana na última sexta-feira (26) para avaliação do cumprimento de metas fiscais do Poder Executivo, referente ao 3º quadrimestre de 2020.
Segundo o secretário, um município pode se endividar em até 120% da sua receita líquida, mas Feira tem a sua porcentagem controlada. “Nós, da administração municipal, sempre procuramos não nos endividar tanto. Dificilmente vai ter um município no Brasil, do porte de Feira de Santana, com esse nível baixo de endividamento. É importante que se mantenha o nível baixo para que tenhamos recursos para investimentos – como a requalificação do centro da cidade”, disse.
De acordo com Expedito Eloy, a receita líquida de Feira de Santana é de cerca de R$900 milhões e, diante deste valor, é possível que o município alcance até R$1,2 bilhão de endividamento. Porém, este não é o objetivo da administração municipal. “Apesar de buscarmos manter o nível de endividamento baixo, há muitos municípios no Brasil que comprometem mais de 120% da sua receita líquida”. (CMFS)