Para vereador, prefeito age de forma antidemocrática e ríspida ao exonerar diretores
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), nesta quarta-feira, 19, o vereador Valdemir Dias (PT) apontou que as exonerações de diretores de escolas municipais, divulgadas pelo prefeito Herzem Gusmão, estão sendo feitas de forma equivocada. “O que eu questiono é a forma como foi feito”, explicou. Valdemir classificou a atitude do prefeito como “antidemocrática, ríspida e sem nenhum diálogo”.
Valdemir apontou que o prefeito Herzem Gusmão está exonerando diretores sem aviso prévio. “Os diretores foram pegos de surpresa. Souberam pelas redes sociais no dia 12 e o decreto foi retroativo a dia 1º de abril”, apontou o parlamentar. “As pessoas merecem respeito e não serem tratados com tamanho desrespeito”, completou o edil.
Para Valdemir, o atual governo está ficando marcado pela falta de diálogo na tomada das decisões. Ele pediu inclusive que as pessoas sejam respeitadas pelo prefeito. “As pessoas não são objetos, merecem respeito”.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo vereador sobre o assunto nas redes sociais:
O Vereador Valdemir Dias vem a público repudiar mais uma ação antidemocrática na gestão do prefeito Herzem Gusmão.
Em pleno curso do ano letivo e às vésperas do feriado da Semana Santa, sem qualquer aviso prévio, o prefeito exonerou diversos Diretores de escolas e creches municipais, que ficaram cientes de suas exonerações através das redes sociais.
Repudiamos, não somente a forma desrespeitosa da conduta do senhor prefeito, bem como a falta de respeito para com a comunidade escolar – alunos, pais, mães e responsáveis, que confiam plenamente no serviço prestado pelos atuais gestores exonerados.
Não bastasse isso, as exonerações foram retroativas a data de 01/04/2017, deixando os gestores escolares as cegas, trabalhando até hoje como se ainda estivessem investidos no cargo.
A não valorização dos servidores municipais é uma marca sem precedentes dessa atual gestão. Servidores efetivos com mais de 30 anos de serviços prestados à educação municipal merecem respeito. Primeiro, corte do salário dos monitores de creches, logo após corte no salário da maioria dos servidores, inclusive, cortes em direitos adquiridos.
Deixo aqui meu repúdio a atual administração municipal por essas atitudes sem o mínimo reconhecimento e trato com o ser humano.
Ainda em seu pronunciamento, Valdemir agradeceu e parabenizou André Ribeiro, gerente local da Embasa, que atendeu ao pedido de ampliação da rede de esgoto no Vila da Conquista, mais especificamente na rua Aurelino Leal e Rua do Beco.