Pesquisador defende a importância de recontar a história de Feira de Santana
O Casarão dos Olhos D’Água recebeu na tarde da quinta-feira (12), uma enriquecedora palestra ministrada pelo professor e pesquisador José Angelo Leite Pinto, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS) e da Fundação Senhor dos Passos (FSP). O encontro contou com a presença de diversas personalidades ligadas à educação e cultura, incluindo o secretário de Planejamento Carlos Brito, o professor e ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Josué Melo, e o diretor de difusão científica do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez Fernandez.
Com o tema “Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”, José Angelo passeou pela história de Feira de Santana, destacando marcos desde o surgimento da cidade até personalidades como Maria Quitéria e Lucas da Feira. A palestra também abordou curiosidades sobre prédios históricos, como o próprio Casarão Olhos d’Água, além de revisitar fatos importantes, recontando e desmentindo algumas narrativas consolidadas ao longo do tempo.
“Se não conhecermos a verdadeira História através de documentos e registros materiais, corremos o risco de absorver versões distorcidas que nunca fizeram parte da realidade”, afirmou o palestrante. Ele apresentou exemplos de mitos populares sobre a cidade, como o local de nascimento de Maria Quitéria, a denominação do bairro Olhos d’Água e a suposta sepultura de Lucas da Feira na Igreja Matriz, argumentando que muitas dessas histórias carecem de comprovação documental.
Para José Angelo, os educadores têm um papel essencial na disseminação de uma visão mais precisa e inclusiva da história. Ele sugeriu que o poder público promova cursos e atividades educativas em parceria com instituições como o IHGFS e a Fundação Senhor dos Passos. “Só os professores conhecendo a verdade poderão levar também essa verdade para os alunos”, destacou.
Cultura e história em pauta no Casarão dos Olhos D’Água
Gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), autarquia da Prefeitura de Feira de Santana, o Casarão Olhos d’Água é patrimônio histórico e cultural do município, onde também funcionam o Memorial Maria Quitéria, as academias Feirense de Letras, de Letras e Artes, de Educação e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Frequentemente o local é palco de eventos voltados a cultura e história de Feira de Santana. O equipamento localizado na rua Dr. Araújo Pinho, bairro Olhos D`água, também abriga a Casa da Cultura de Feira de Santana. É aberto para visitas diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h. (PMFS)