Prefeito se reúne com ministro da Saúde para tratar da implantação do Programa Saúde na Hora
O prefeito Herzem Gusmão e o Secretário Municipal de Saúde, Alexsandro Nascimento, estiveram reunidos nesta terça-feira (18), em Brasília, com o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, por intermédio do deputado federal Elmar Nascimento, para tratar sobre a implantação do Programa Saúde na Hora e o aumento do teto de Financiamento da Média e Alta Complexidades (MAC) do SUS para o município de Vitória da Conquista.
O prefeito Herzem Gusmão destacou sobre os importantes avanços que estão chegando para a Atenção Primária à Saúde do município: “O ministro Mandeta tem dispensado uma importante atenção à Vitória da Conquista. Por intermédio do deputado federal Elmar Nascimento, conseguimos no Ministério da Saúde aprovar a adesão do Programa Saúde na Hora, que já vamos implantar em 5 unidades e recebemos, ainda nesta tarde, a confirmação de que a portaria ministerial para o aumento de teto MAC está pronta para ser publicada. Ou seja, é mais recurso para a Saúde e mais bênçãos para Vitória da Conquista”.
O Programa Saúde na Hora é uma inovação dentro da estratégia de Saúde da Família que vai estender o horário de funcionamento da unidade durante um período ininterrupto. “Vamos funcionar de 07h da manhã até às 22h. Isso vai impactar no número de atendimentos, pois vamos aumentar a oferta de consultas de pré-natal, vacinação, preventivo de colo de útero e ações de prevenção coletiva, porque a unidade vai ficar aberta à comunidade durante todo o período”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Alexsandro Nascimento.
As Unidades de Saúde da Família Solange Hortélio, Conveima, Urbis VI, Urbis V e Vila Serrana vão ser contempladas para receberem o programa. Ainda segundo o secretário, as unidades de Saúde vão ser preparadas para iniciarem o programa, pois o projeto exige adequações na estrutura física das unidades, no quantitativo e horário das equipes, bem como preparo do estoque de material e medicamentos. A Unidade de Saúde da Família Solange Hortélio será a primeira a receber a implantação do programa.
Durante a reunião, também foi apresentado ao Ministro um panorama atual da saúde do município e a necessidade de ampliação dos recursos. Com a efetivação do aumento do teto MAC, vai ser possível aprimorar os serviços já existentes mantendo a qualidade desejada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Ao mesmo tempo, vai ser possível ampliar ainda mais o escopo de serviço e a capacidade de oferecer à população uma quantidade maior de procedimentos, cirurgias, internações, exames laboratoriais e de imagem. Além de aperfeiçoar serviços próprios como a Policlínica CEMAE, CAPS, SAMU 192, que estão no âmbito da Média e Alta Complexidade.
A publicação da portaria depende da liberação do orçamento de 2020. O estudo entregue ao Ministro será analisando e, em breve, terá uma definição sobre o aumento desse incremento anual do teto MAC. O processo será acompanhado de perto pela gestão municipal. (PMVC)