Prefeitura faz balanço da 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana foto Anderson Dias site Política In Rosa

Foto: Anderson Dias/Site Política In Rosa

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) fez, nesta quarta-feira (11), um balanço da 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que foi realizada entre os dias 01 e 08 de setembro. Conforme o levantamento da Prefeitura, a Expofeira teve um público superior a 250 mil pessoas em oito dias. Entre os destaques da Expofeira 2024 apontados durante coletiva de imprensa estão os investimentos executados pela Prefeitura Municipal na pista de team penning, considerada pelo secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, “o novo Maracanã”.

Alexandre Monteiro acha que não só o reforço do comércio foi obtido com a realização da Expofeira, mas a Expofeira também abre um espaço para um networking, troca de experiências entre criadores. “E o mais importante que eu julgo incalculável: ser a disseminação do conhecimento por mais de quarenta cursos promovidos pelo Senar e pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura do município e da Secretaria de Meio Ambiente. Fizemos um trabalho belíssimo. Mostramos que é possível fazer uma feira organizada, setorizada e que tenha desdobramentos positivos para todas as classes sociais, para a classe produtiva, mas também para a nossa sociedade, levando o entretenimento e a felicidade para nossas famílias”, disse.

Alexandre Monteiro ressaltou que, para cada real investido na Expofeira, em torno de 60% disso volta para o comércio, para o setor produtivo. “Isso é muito importante. Mostramos aqui não de forma aleatória, mas utilizando um método seguro, capaz de fazer esse levantamento. Nós mostramos também a taxa de ocupação dos hotéis, a movimentação do comércio em geral, a movimentação até do Feiraguay, do comércio de rua. Isso mostra que a Expofeira é, talvez, o evento mais importante a ser realizado no município, até mais do que a Micareta pelo retorno financeiro e o retorno de conhecimento que traz para nossa cidade. O maior legado que essa Expofeira deixa é a reconstrução da confiança no setor no agronegócio através da Prefeitura com o retorno da mesma”, declarou.

O prefeito Colbert Martins Filho avaliou a Expofeira 2024 como extremamente positiva e economicamente cada vez um resultado melhor, inclusive o impacto econômico e financeiro. “É bom lembrar que tinha a Vaquejada de Serrinha daqui a 60 quilômetros com grandes shows e grandes atrações, mas o que nós vimos foi a força do povo de Feira de Santana que aqui estava, que aqui ficou e que participou. Porque foi uma presença extremamente familiar nesse período. Portanto, o que nós mostramos é que a Expofeira é muito importante, muito forte economicamente e tem um impacto direto. Se por acaso, em um dos dias o comércio do centro estava fechado, mas o impacto foi nos shoppings, o impacto foi em todos em todos os bairros. A Expofeira é muito boa, continua sendo muito forte e vai continuar sendo”, afirmou.

Colbert ainda falou sobre o Parque de Exposições de Salvador que, segundo ele, não funciona mais para exposições agropecuárias. “O Parque João Martins da Silva está a disposição do Estado para se fazer uma Feira Estadual de Agronegócio muito grande. A Expofeira vai continuar. Eu não estou falando em tirar a Expofeira não. Estou falando em oferecer ao Governo do Estado, se quiser. O Parque de Exposições João Martins está disponível para fazermos mais uma feira estadual que deixou de ser feita em Salvador e Feira de Santana acolherá com tranquilidade”, assegurou.

Também estiveram presentes na coletiva secretários, presidente da CDL, presidente do Sindicato do Comércio, vereadores e dentre outras autoridades.