Prefeitura inicia programa Fila Zero nas unidades de saúde
A Prefeitura de Itabuna dará início nesta quarta-feira (04) ao Programa Fila Zero, uma iniciativa do Departamento de Regulação, Controle, e Avaliação do SUS da Secretaria Municipal de Saúde para humanização do atendimento, onde o paciente terá suas demandas de exames e consultas em média complexidade inseridas no sistema de regulação em qualquer dia e horário de funcionamento das Unidades de Saúde (UBS/USF), possibilitando o atendimento do pedido do paciente na ordem de entrada no sistema de regulação.
Os atendimentos serão realizados através de Mutirões nas Unidades de Saúde do município. Ao todo serão contempladas 30 Unidades de Saúde (Postos de Saúde (UBS’s/USF’s)) da Zona Urbana, seguindo um cronograma já estabelecido, no período de 04 de março a 15 de dezembro de 2020. A primeira unidade a receber o Mutirão Fila Zero será a Moíse Hage, no Bairro Lomanto, nesta quarta-feira (04). Ainda no mês de março outras duas Unidades de Saúde serão contempladas: Jacintho Cabral, no Bairro Novo Horizonte (11/03); e Baldoíno Azevedo, no Bairro de Fátima (18/03).
No Mutirão serão oferecidos todos os procedimentos de Média Complexidade (Consultas e exames) que já são disponibilizados nas Unidades de Saúde (Postos de Saúde), procedimentos de média complexidade executados pela Policlínica Regional, além dos procedimentos que já são disponibilizados mensalmente para a Unidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenas os pedidos que já foram inseridos no Programa Fila Zero serão atendidos. Segundo a secretaria, para colocação de pedidos novos no programa, o paciente poderá fazer no dia seguinte, na própria Unidade. Para procedimentos como exames laboratoriais e fisioterapias, onde não existe necessidade de inserir no Programa Fila Zero, os pacientes deverão procurar a unidade em um momento posterior.
A SMS informa ainda que as consultas e exames agendados no Mutirão do Fila Zero serão executados a partir do dia seguinte, e conforme a disponibilidade do dia e horário fornecido pelos prestadores de serviços de saúde do município, credenciados pela Secretaria Municipal de Saúde, rede própria (Policlínica Municipal 2 de Julho) além da Policlínica Regional de Saúde.
Documentos necessários para o atendimento
Para ter o seu atendimento agilizado, o paciente deverá levar consigo no dia do Mutirão: Comprovante de residência no seu Nome ou declaração do Agente comunitário de Saúde que acompanha a família, CPF, RG, Cartão do SUS e Pedido do Médico (solicitação de exame ou consulta). Se o paciente não puder ir, seu representante poderá comparecer com os documentos citados para proceder o agendamento da consulta ou exame. (PMI)