Prefeitura moderniza atendimento às demandas da população com aplicativo Feira Conectada

Foto: ACM

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) lançou nesta segunda-feira (29) o aplicativo Feira Conectada, uma plataforma digital inovadora que visa facilitar a interação entre os cidadãos e os serviços públicos. A ferramenta pretende integrar os demais apps do Governo Municipal e visa substituir o Fala Feira 156. O Feira Conectada é um canal de comunicação que permite o envio de solicitações, sugestões e reclamações da população. Entre as funcionalidades, os usuários podem solicitar serviços de manutenção de ruas – a exemplo de tapa-buracos e patrolamento de estradas – e outros como poda de árvores, troca de lâmpadas queimadas, limpeza urbana e recolhimento de animais mortos.

O sistema promete ainda revolucionar o agendamento de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de facilitar a emissão e segunda via do Cartão SUS. Matrículas em escolas da rede municipal, castração de animais, alertas da Defesa Civil, IPTU e Procon são alguns dos recursos a serem disponibilizados.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que o investimento em tecnologia visa desburocratizar os serviços para a população e solucionar problemas de maneira ágil. “Pretendemos agilizar o trabalho sem filas e com redução do uso de papel. É um sistema altamente direcionado, onde o servidor terá acesso individualizado para atender as demandas em cada setor. Os secretários poderão acompanhar por um painel geral o andamento das solicitações da pasta”, explicou o prefeito.

De acordo com o desenvolvedor do aplicativo, o diretor de operações da empresa Cubo, Jonathan Veras, o diferencial do Feira Conectada é que o cidadão pode acompanhar cada passo da tramitação da solicitação e avaliar o resultado. Ainda, o sistema possui inteligência artificial para apontar problemas recorrentes com base nas demandas da população. “Com o uso deste recurso, o aplicativo vai apontar os problemas recorrentes com base no histórico de solicitações, a exemplo de um buraco na rua que mesmo após manutenção volta a abrir no mesmo local. Isso serve como indicador para os técnicos avaliarem a necessidade de uma intervenção maior”, explica Jonathan Veras.

A secretária de Comunicação Social, Renata Maia, afirma que a expectativa é trazer resolutividade e facilitar a vida do cidadão. “Para isso, os servidores serão preparados para utilizar o sistema. A plataforma também dispõe de um painel geral onde o prefeito acompanha o andamento dos serviços em cada pasta”, explicou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, citou o avanço com a modernização do sistema de agendamento dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) e do Conselho Tutelar. “Antes as chamadas eram via papel, agora podemos monitorar e rastrear as demandas. Essa tecnologia encurta o caminho entre o cidadão e Prefeitura”, considera.

Para utilizar a plataforma, basta baixar o aplicativo que está disponível nas plataformas Android e iOS e criar um cadastro com as informações pessoais e endereço. Vale destacar que algumas solicitações podem ser feitas de maneira anônima. O aplicativo será gerenciado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). (PMFS)