Presidente do TRE-BA apresenta balanço das Eleições Municipais de 2024
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo da Matta, apresentou o balanço oficial das Eleições Municipais 2024, realizadas no domingo (6/10). Durante a coletiva, o desembargador ressaltou a tranquilidade do pleito e as ações do Tribunal.
“As Eleições Municipais 2024 transcorreram em absoluta normalidade, sem ocorrências que comprometessem a lisura do pleito. As situações reportadas foram pontuais e as equipes do TRE atuaram rapidamente para resolver todas as demandas”, afirmou o presidente.
Monitoramento
Na manhã do domingo, o presidente do TRE-BA visitou o Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI) da Polícia Civil, onde se reuniu com o Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. Juntos, monitoraram em tempo real a eleição em bairros de Salvador e Lauro de Freitas.
Apoio nas Zonas Eleitorais e prisões
Mais de 30 servidores auxiliaram as zonas eleitorais do interior, através do Núcleo de Acompanhamento da Votação. Até às 17 horas, o Núcleo dos Juízos de Garantias informou a prisão de 28 pessoas.
Urnas substitutas
Até às 17 horas, foram substituídas 131 urnas eletrônicas: 32 em Salvador e 99 no interior de um total de 39.765 urnas preparadas para o pleito. Cidades como Feira de Santana e Vitória da Conquista constam na lista das que tiveram substituições.
Auditoria e questões técnicas
O presidente do TRE-BA também conferiu o procedimento da Auditoria de Votação Eletrônica no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Em Jussara, houve falta de energia em parte da zona rural, mas as urnas eletrônicas possuem bateria interna para evitar contratempos.
Justificativa para Ausência
Eleitoras e eleitores que não compareceram às urnas têm 60 dias para apresentar justificativa em sua zona eleitoral, seja presencialmente ou on-line. Eleitores temporariamente fora do país também podem justificar suas ausências pelo aplicativo e-Título. (TRE-BA)