Representantes de municípios baianos participam do Fórum Técnico para Avanços no Manejo de Resíduos
Representantes de nove municípios baianos participam do Fórum Técnico para Avanços no Manejo de Resíduos, que teve início nesta segunda-feira (5), em Itacaré (BA). O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) conduziu palestra sobre os desafios e as oportunidades da Lei nº 14.026/2020, o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
A expectativa é de que as cidades de Itabuna, Barro Preto, Ubaitaba, Ipiaú, Valença, Itajuípe, Maraú e Presidente Tancredo Neves saiam do evento capacitadas e comprometidas em iniciar o processo de encerramento de seus lixões, contribuindo para uma das metas da legislação — que prevê o fechamento dos mais de 3 mil locais de depósito inadequado de resíduos do País. Itacaré é a cidade modelo, já que concluiu o processo de fechamento do lixão em agosto.
O secretário nacional de saneamento do MDR, Pedro Maranhão, destacou que, além de ampliar as alternativas de financiamento para universalizar os serviços de saneamento básico, o Novo Marco é um importante instrumento para a proteção do meio ambiente. “Há uma grande concentração de lixões nessa região. Esses locais prejudicam a biodiversidade e a saúde pública, além de contribuírem para o desmatamento dos biomas Mata Atlântica e amazônico. O Novo Marco Legal do Saneamento também é um grande programa ambiental, já que contribui para a despoluição do meio ambiente”, disse.
O segundo dia de fórum, nesta terça-feira (6), contará com a participação da comunidade acadêmica. Entre as instituições participantes estão a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o Centro Universitário UniFTC e a Universidade Estadual De Santa Cruz (UESC).
Está prevista ainda uma visita técnica ao lixão encerrado em Itacaré, à Estação de Transbordo, à Central de Triagem e Econegócios e às casas doadas aos membros da Associação Vitória de Catadores de Recicláveis de Itacaré. (MDR)