Restaurante Popular de Itabuna vai garantir mais mil refeições diárias
A Prefeitura de Itabuna finaliza os preparativos para a reabertura do Restaurante Popular, no Centro, próximo dia 18, às 11 horas. Entre principais novidades, a unidade ganhou a reforma de todo maquinário, o que inclui a restauração da coifa e portas e grades novas, que haviam sido danificadas durante arrombamento por vândalos, além de receber toda a requalificação da parte elétrica, construção de rampas e adaptação de banheiros com acessibilidade, impermeabilização da cozinha e da área de higienização de bandejas.
De acordo com a diretora do Departamento de Combate à Pobreza da Secretaria Municipal de Assistência Social, Carol Suzart, a reabertura da unidade é aguardada com ansiedade pela população, principalmente comerciários, vendedores ambulantes e pessoas de baixa renda que frequentam o Restaurante Popular em busca de uma alimentação saudável a preços subsidiados.
Depois de retomar suas atividades normais, a unidade vai garantir diariamente, de segunda à sexta-feira, o fornecimento de mil refeições ao preço simbólico de R$ 3. O horário de funcionamento continuará o mesmo, das 11 às 14 horas. Carol Suzart afirma que, devido às sua localização, a unidade Centro do Restaurante Popular recebe um grande fluxo de usuários. “É um restaurante estratégico, pois, não recebe só pessoas da cidade, mas também de toda a região que vem a Itabuna a trabalho, estudo, consultas médicas ou em busca de serviços que a cidade oferece”, acrescenta.
Há um mês a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), reabriu o Restaurante Popular do Bairro de Fátima que hoje funciona com 100% da sua capacidade operacional, fornecendo diariamente 600 refeições. As intervenções foram feitas pela Prefeitura, por meio da empresa Pupo Restaurante e Cozinha Industrial, vencedora da licitação para gerenciar as duas unidades (Fátima e Centro).
Na unidade do Fátima, a Prefeitura fez as adequações necessárias, incluindo a construção de rampas para facilitar o acesso das pessoas com deficiência ao prédio de dois andares, situado na Rua Saturnino José Soares. Além da oferta diária refeições, aos usuários são fornecidos suco de polpa de frutas e sobremesas também ao preço popular de R$ 3. A unidade funciona das 11 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.