Ricardo Ishmael, Professor Bira e Aldri Anunciação são confirmados na II Edição da FLICAR, em Amélia Rodrigues
A segunda edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), que acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro, contará com a presença de grandes nomes da literatura e da cultura baiana. Entre os convidados confirmados estão o jornalista e escritor Ricardo Ishmael, que virá com a caravana da TV Bahia, apresentando o “o Bicentenário da Independência”; o ator, roteirista e apresentador Aldri Anunciação e o professor e geógrafo Bira, uma personalidade muito conhecida em Salvador.
“Estamos muito felizes em contar com a presença desses grandes artistas em nossa Feira Literária e Cultural”, afirmou a secretária de educação do município, Gilmara Belmon. “Eles são importantes representantes da cultura baiana e vão contribuir para a construção de uma programação diversificada e de qualidade para o público de todas as idades”, completou.
Ricardo Ishmael é autor de obras como “O curioso destino de Rita quebra-cama e outros contos” e “A princesa do olhinho preguiçoso”. Aldri Anunciação é vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura por “Namíbia, não!” e co-roteirista do filme “Medida Provisória”. Professor Bira é um dos principais especialistas em história da cidade de Salvador. Suas palestras e ações buscam levar o conhecimento da realidade social brasileira para diferentes públicos.
Além desses nomes, a FLICAR 2023 também contará com a presença de Paula Anias, Márcia Mendes, Coletivo Liga do Dendê, Beatriz Tuxá, Edgard Abbehusen, Kelly Amorim, Samba Miudinho, Beto Alves, Banda Cumitê e outros.
O evento tem como objetivo homenagear o povo baiano, em meio às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com o tema “O povo baiano: narrativas de resistência e reexistência”.
ESPAÇOS DA FLICAR
A II Edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) promete ser uma experiência única e diversificada para os visitantes, isso porque dispõe na programação de uma variedade de espaços cuidadosamente planejados para atender a diferentes gostos e interesses.
Conheça os espaços que tornarão este evento ainda mais especial:
ESPAÇO MARIA FELIPA: Este é o coração da FLICAR, onde as principais apresentações culturais vão acontecer. Aqui também serão realizadas as mesas literárias e acadêmicas, trazendo debates e reflexões enriquecedoras.
PALCO DA REEXISTÊNCIA: Este palco será o cenário para apresentações culturais estudantis e espetáculos emocionantes, dando voz e visibilidade ao talento da juventude local.
FLICARZINHA: Um espaço encantador dedicado ao público infantil, onde as crianças poderão mergulhar no mundo mágico da literatura por meio de atividades lúdicas e educativas, e contos de fadas.
FEIRA CRIATIVA FLICAR: Os amantes do artesanato e da gastronomia vão se deliciar neste espaço, que abrigará uma feira livre repleta de produtos autênticos e saborosos.
VILA DA RESISTÊNCIA: Espaço no qual as escolas municipais terão a oportunidade de brilhar, onde exposições dos subtemas organizados por elas serão destaque, celebrando a educação e a cultura local.
ARENA JOVEM: Destinado ao público jovem, este espaço será um ponto de encontro para debates e atividades que refletem as preocupações e aspirações da juventude.
VILA LITERÁRIA: As editoras e escritores terão seu próprio espaço para apresentar suas obras e interagir com o público, fomentando o amor pela leitura e literatura.
GALERIA DE ARTES RAIMUNDO DI ARAUJO: Um espaço dedicado à apreciação da arte, onde obras de arte serão exibidas para encantar e inspirar os visitantes.
Cada um desses espaços foi cuidadosamente projetado para criar uma experiência inesquecível na FLICAR, abraçando a diversidade cultural e celebrando a literatura e as artes em suas mais variadas formas.
A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR), uma realização da Prefeitura Municipal, através da SEMEAR, é produzida pela Cachoeira Literária
(CALI) e tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, da Fundação Pedro Calmon e do CUCA.
Não perca a oportunidade de explorar esses espaços únicos e participar de um evento que celebra a cultura literária e artística da Bahia e do Brasil. (Ascom/PMAR)