Ronaldo e secretária de Educação participam de encontro promovido pelo Instituto Ayrton Senna
O prefeito de Feira de Santana José Ronaldo e a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, vão participar na próxima quinta-feira, 3, em São Paulo, do encontro “Alfabetização: dilemas do passado e caminhos para o futuro”. O evento, que irá “debater a educação neste século”, será realizado pelo Instituto Ayrton Senna e contará com a participação de prefeitos e secretários de Educação de várias cidades do país.
Entre os palestrantes convidados estarão Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper; Daniel Santos, professor de Economia da USP/Ribeirão Preto e pesquisador do eduLab21 do Instituto Ayrton Senna; Augusto Buchweitz, pesquisador do Instituto do Cérebro (RS); Fernando Abrucio, professor da Fundação Getúlio Vargas; e Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, entre outros nomes.
A Secretaria Municipal de Educação e o Instituto Ayrton Senna mantem, há mais de um ano, parceria nos programas Se Liga e Acelera Brasil, desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna. O principal objetivo é garantir a alfabetização na idade certa e corrigir a distorção idade-ano.
Em 2016, as atividades do programas atingiram cerca de 1.500 alunos de 32 escolas, com resultados positivos. Neste ano, mais 65 unidades de ensino estão sendo beneficiadas pela inciativa.
O programa “Acelera Brasil” tem como meta diminuir o espaçamento entre a série em que o aluno está matriculado e a sua idade; já o “Se Liga” envolve o trabalho com as crianças que ainda não foram alfabetizadas. As escolas escolhidas possuem entre 20 e 147 estudantes que apresentam a distorção idade-ano.