Secretaria da Educação e reitores das universidades estaduais planejam ações para 2020
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e os reitores das universidades estaduais do Estado da Bahia discutiram, nesta quarta-feira (4), o planejamento para o ano letivo de 2020. Na oportunidade, foram abordadas questões como orçamento, demandas de pessoal, concurso público e melhorias na infraestrutura das universidades, além de projetos e ações voltadas para os universitários e de fortalecimento da Educação Básica. Além do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, o encontro contou com a participação dos secretários estaduais da Administração (SAEB), Edelvino Góes, e da Fazenda (SEFAZ), Manoel Vitório.
Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues, o alinhamento com as universidades é fundamental. “Esta é a primeira reunião do ano com o Fórum de Reitores das Universidades Estaduais para avaliar o que foi feito em 2019 e, também, planejar o ano de 2020 no que diz respeito à gestão. Na parte de pessoal, compras e obras, discutimos com o secretário da Administração, Edelvino Góes. Já com o secretário Manoel Vitório, da SEFAZ, tratamos da gestão orçamentária e financeira de 2020. Foi apresentado um balanço de melhorias do ano de 2019 sobre o planejamento e do que estava pautado para ser realizado e, também, quais são as demandas das quatro universidades estaduais para este ano. Além disso, a SEFAZ levantou uma demanda do que as universidades podem ajudar, em uma agenda comum, para viabilizar ações ou recursos tecnológicos de redução da evasão de arrecadação e melhoria na gestão dos gastos e recursos”, destacou.
O presidente do Fórum e reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Luiz Otávio de Magalhães, fez um balanço das ações realizadas pelas universidades. “As quatro universidades estaduais encerram o ano de 2019 mantendo programas e várias ações estratégicas, a exemplo da ampliação das atividades acadêmicas, pois sempre, todo ano, são criados novos cursos de mestrado e doutorado. Continuamos com as políticas de fortalecimento acadêmico e de acompanhamento da qualidade dos nossos cursos de graduação, além do fortalecimento dos nossos programas internos de apoio à pesquisa e à formação de discentes através de bolsas em graduação e pós-graduação. Temos conseguindo cumprir a maior parte das nossas metas de qualificação e ampliação das atividades acadêmicas das universidades”, revelou.
Para o reitor recém-empossado da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, os assuntos tratados são essenciais para o funcionamento das universidades. “Esta reunião vai fazer com que o diálogo, cada vez mais constante, venha a solucionar as questões comuns entre as universidades para o bom andamento das nossas atividades. Discutimos a ampliação do quadro de pessoal com a abertura de concursos e convocação de professores de concursos anteriores, além da liberação para construções através de obras e outros assuntos”, afirmou.
A atividade foi marcada ainda pela participação dos reitores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), José Bites de Carvalho; e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Nascimento; além do coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e do assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins. (SEC)