Secretaria de Saúde faz primeiro levantamento sobre Aedes Aegypti no ano
Nesta semana, de 04 a 08 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria da Vigilância Epidemiológica em Saúde/Coordenação em Endemias, deverá realizar o primeiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) do ano. Após o resultado e avaliação técnica do LIRAa, serão definidos os locais onde as ações serão intensificadas.
Estão programados, para serem vistoriados, mais de 12 mil imóveis, de aproximadamente 98 localidades, da área urbana, incluindo residências, comércios e terrenos baldios. O trabalho vai envolver neste LIRAa 205 agentes de endemias, 09 supervisores gerais, 25 supervisores de campo e 04 laboratoristas, que estarão em campo de segunda até sexta-feira.
Durante a realização do LIRAa, os agentes coletam amostras de água parada para verificar se há larvas do mosquito, fazem a eliminação do foco e dão orientações aos moradores. Depois, as amostras coletadas nas visitas são analisadas em laboratório para identificar se realmente trata-se do aedes aegypti, quais são os tipos de larvas e em quais estágios elas estão.
Devido às altas temperaturas dessa época do ano, a orientação é para que a população mantenha os cuidados com os quintais, descartando o lixo corretamente e evitando o acúmulo de água em objetos e materiais que propiciam a proliferação do mosquito aedes aegypti.
Fonte: Secom Feira de Santana