Seminário marca os 50 anos da Auditoria Geral do Estado
A Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), comemora os 50 anos de existência na próxima segunda-feira (11), com o seminário ‘Desafios e Perspectivas para o Controle Interno’. O evento será realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), localizado no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, das 14h30 às 17h30.
O encontro, que vai discutir o papel do controle interno hoje e no futuro, reunirá servidores da AGE, das Coordenações de Controle Interno (CCIs) e unidades correlatas existentes na administração indireta e integrantes de outros órgãos de controle. Fundada em 11 de abril de 1966, a Auditoria Geral é responsável por analisar os atos e fatos administrativos e financeiros dos órgãos e entidades da administração direta e indireta, em conformidade com a legislação vigente.
O secretário da Fazenda, Manoel Vitório, destaca que a atuação da AGE teve recentemente a finalidade ampliada com a criação das Coordenações de Controle Interno (CCIs) nas estruturas das secretarias estaduais, a partir da reforma administrativa promovida pelo governador Rui Costa, por intermédio da lei estadual nº 13.204, de 13 de dezembro de 2014. “O controle é componente fundamental na gestão das contas estaduais, sobretudo em uma fase de grandes desafios resultantes da retração da economia”, afirma o secretário.