Sinpojud visita Comarca de Andaraí que foi assaltada pela segunda vez em um mês
O diretor de Imprensa do Sinpojud, Jorge Cardoso Dias, acompanhado do consultor jurídico, Carlos Magno Vieira, visitou a comarca de Andaraí no último dia 27 de abril para verificar as graves denúncias de insegurança e da ausência de estrutura humana e física no fórum da cidade.
O Fórum de Andaraí foi assaltado pela segunda vez no último feriado, onde foram furtadas diversas armas e munições. Da primeira vez, na madrugada do dia 22 para 23 de março, os meliantes arrombaram as portas dos cartórios, gabinetes e salão do júri. “Fica evidente a fragilidade quanto a segurança do prédio” sentencia o magistrado substituto, João Batista Bonfim Dantas, que já oficiou para o Tribunal de Justiça e para o Conselho Nacional de Justiça em Brasília.
Além da falta de segurança o Fórum de Andaraí também sofre com a falta de pessoal, tendo apenas dois servidores. “Hoje tramita em nossa comarca cerca de 1.600 processos” informa o servidor, Jorge Rios. Para o servidor, Tourone Oliveira, que atua em cinco cartórios, “A situação é insustentável”. O diretor do Sinpojud ouviu as reclamações dos servidores e do juiz, e registrou através de fotos o péssimo estado de conservação do fórum, da janela por onde os meliantes entraram e, por fim, anunciou que o Sinpojud pedirá ao Tribunal de Justiça, através de ofício, providências urgentes. “É visível que os servidores, o juiz, promotor substituto e a população estão correndo risco de vida, pela total falta de segurança” critica Jorge Cardoso, que informa que também buscará junto ao TJ uma solução para a falta de pessoal na comarca.