Tucano quer delegacia adaptada para a pessoa com deficiência
Preocupado em oferecer um atendimento diferenciado para pessoas com alguma deficiência, o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia.
O Brasil possui 45.623.910 pessoas que apresentam pelo menos uma deficiência, representando 23,92% do total da população (número maior que o de idosos e de crianças, isoladamente considerados). Na Bahia, este percentual representa 25,39% da população, ou seja 3.558.895 pessoas com deficiência.
Segundo Viana, o plano de enfrentamento à criminalidade não pode executado apenas por meio do poder de polícia, devendo este estar combinado com massivos investimentos no setor social, “onde estão as verdadeiras raízes do problema. A formalização da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa com Deficiência representa aproximação do Estado e da Polícia Civil com a realidade social e com projetos multidisciplinares de centralização e acessibilidade dos serviços públicos”, afirmou.
O deputado informou que com o crescimento dos números de acidentes de trânsito, sinistros em locais de trabalho, poluição, estresse e envelhecimento da população, a perspectiva é que o percentual de pessoas com algum tipo de deficiência na população aumente 30% nos próximos 10 anos. “É dever do poder público assegurar o acesso da pessoa com deficiência à Justiça, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, garantindo sempre que requeridas adaptações e recursos de tecnologia”, completou Adolfo Viana.