Uefs realiza testes de detecção da Covid-19 e executa sanitização no campus
Com a finalidade de proteger as comunidades que integram a instituição e a população local, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promoveu esta semana medidas de combate ao coronavírus. As providências consistiram na execução de teste para constatação do COVID-19 e sanitização de ambientes no campus universitário.
Foram realizados testes rápidos para detecção do SARS-CoV-2 direcionados ao público de trabalhadores da manutenção, vigilância e limpeza, profissionais que atuam de forma presencial no campus. A atividade, desenvolvida através do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde (Nupevs), resultou em 98 testes. A ação contou também com apoio dos professores Eddy de Oliveira e Rogério Santos (DCBIO) e da Unidade de Infraestrutura e Serviços (Uninfra).
“A importância de se realizar os testes é detectar indivíduos infectados e encaminhá-los para diagnóstico final, tratamento e isolamento social”, declarou Erenilde Marques de Cerqueira, coordenadora do Nupevs.
Espaços físicos do campus foram submetidos à sanitização, processo para desinfecção de superfícies com o intuito de combater microrganismos nocivos, eliminação e incapacitação da proliferação de bactérias, ácaros, fungos e vírus. O procedimento realizado pela Uninfra é uma medida de combate e prevenção à disseminação do novo coronavírus. Os locais sanitizados foram o Laboratório de História, Centro de Educação Básica (CEB), Laboratório de Animais Peçonhentos e Herpetologia (LAPH), Pórtico Principal, Guarita do Feira VI, Foyer do Auditório Central e Galpão Garagem. (Uefs)