Vereador propõe criação de Mapa Municipal da Violência em Feira de Santana
O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal, que propõe a criação de um Mapa da Violência para Feira de Santana.
O objetivo é instituir um mecanismo público de coleta, sistematização e análise de dados sobre os homicídios ocorridos no município, que apresente indicadores por gênero, raça e idade das vítimas, além da localização das ocorrências, oferecendo uma visão ampla da situação, sobretudo em áreas mais vulneráveis, que possa subsidiar a proposição de medidas de prevenção e combate à violência que não se resumam apenas à ações de policiamento.
Na sessão desta terça-feira (06), Jhonatas utilizou a tribuna do Legislativo feirense para falar sobre seu projeto e destacou os índices de criminalidade de Feira de Santana, que fizeram do município o 9º mais violento do mundo dentre aqueles com mais de 300 mil habitantes, segundo levantamento da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.
O vereador também afirmou que a divulgação e caracterização dos crimes violentos em Feira de Santana tem estado a cargo apenas da imprensa, sem que o poder público assuma qualquer tipo de responsabilidade com relação a isso, e que a falta de monitoramento e análise dos dados por parte do governo só contribui para que a “matança que ocorre em Feira de Santana siga sendo invisibilizada”.
A votação do projeto de lei ainda não tem data prevista, mas deve ocorrer no segundo semestre, após o retorno do recesso parlamentar. (Ascom)