Zé Neto diz que Centro de Convenções e Teatro são importantes ferramentas para economia, cultura e geração de emprego e renda
“Estamos realizando um grande sonho: oferecer ao povo feirense um equipamento público com infraestrutura completa”, comemorou o deputado federal Zé Neto (PT) nesta segunda-feira (16), durante entrega do Centro de Convenções e Teatro de Feira, realizada pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Com um investimento de R$ 56,3 milhões, o complexo é composto por um teatro com capacidade para 665 espectadores, um centro de convenções com auditório para 224 pessoas, espaço para exposições e eventos, 14 salas multiuso, 200 vagas de estacionamento para carros, 30 para motos e 5 para ônibus.
Juntos, o Teatro e o Centro de Convenções totalizam mais de 2,3 mil metros quadrados de área útil, sendo o teatro o maior equipamento cultural da região e o segundo maior palco da América Latina. Além disso, a área externa acomoda até 10 mil pessoas, permitindo a realização de eventos ao ar livre.
Os equipamentos fortalecerão a economia, geração de empregos, arte, cultura e desenvolvimento regional, com espaço para eventos culturais, corporativos e turísticos. “Feira sempre foi uma cidade de evento, que precisa se estruturar. A chegada do Centro de Convenções e do Teatro colaboram, e muito, com isso, trazendo para a cidade condições para termos eventos sociais, econômicos e culturais. E com as intervenções que estão sendo feitas no Aeroporto, logo logo teremos um complemento desse processo de estruturação dos eventos de Feira”, destacou Zé Neto.
Estiveram presentes secretários de Estado, dentre eles Bruno Monteiro (Cultura), Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), Rowenna Brito (Educação) e Roberta Santana (Saúde); o presidente da Conder, Zé Trindade; deputados, vereadores, autoridades políticas, representantes do setor econômico e cultural, artistas locais e lideranças; o prefeito Colbert Martins; bem como funcionários que participaram desta importante construção e seus familiares.
Histórico
A conclusão do projeto encerra uma espera de 20 anos e representa um marco para a cidade. “Nós encontramos a obra parada desde o governo Paulo Souto, onde tentamos agilizar, mas, infelizmente, por conta da gestão municipal, o projeto não andou”, relembrou Zé Neto.
Ainda, como completou Zé Neto, “com o decorrer dos anos, o projeto precisou ser revisto e atualizado. A obra esteve parada em virtude de uma situação relacionada à documentação de propriedade do terreno e das necessidades que o mesmo fosse passado do município para o Estado, chegando ir até para a Justiça. De lá para cá, cada dia o prefeito dizia uma coisa e o documento de propriedade do Centro de Convenções, que viabilizaria o empréstimo, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou qualquer outro banco, não foi entregue e isso se tornou uma novela”.
Por fim, Zé Neto agradeceu ao ex-governador Rui Costa “por todo empenho para que esta obra não ficasse parada”, ao atual governador Jerônimo, “por todo esforço para dar continuidade e hoje realizar esta entrega pra Feira e região”, à Conder e “também parabenizar a Prefeitura Municipal por ceder e estabelecer o diálogo para podermos seguir com essa construção que nos trouxe a alegria de vermos nosso Centro de Convenções funcionando a todo vapor”. (Ascom/Zé Neto)